Skip to content

Episódio 49: Natalie Castro

Natalie Castro é cozinheira no Isco – Padaria e Bistro, em Alvalade. Há três anos fazia joalharia; hoje desenha outro tipo de criações, daquelas de lamber os dedos. A atenção ao detalhe é a mesma; a criatividade é parecida, mas agora em busca de outras sensações que vêm, sobretudo, do paladar.

Há quatro anos, Natalie Castro não cozinhava profissionalmente. Era apenas uma paixão pela cozinha, alimentada desde pequenina, quando começou a precisar de tomar o lugar da mãe nos almoços da jorna, na Bidoeira de Cima – Leiria. Natalie, hoje com 41 anos, é (mais) uma prova de que nunca é tarde demais para encontrar novos rumos.

A aventura mais a sério nas cozinhas começou quando se candidatou a uma vaga à experiência no restaurante Cavalariça, na Comporta. A experiência correu tão bem que Natalie nunca mais quis outra coisa: tinha encontrado a sua nova vocação.

Uma das “fundadoras” do Isco

Por ser fã do trabalho de Paulo Sebastião – e podem recordar a entrevista com o fundador do Isco aqui – Natalie candidatou-se, em 2018, a uma vaga na padaria de Alvalade que, na altura, estava para abrir e que viria a tornar-se num dos espaços de referência na capital na arte de fazer pão.

No Isco, Natalie tem crescido muito enquanto cozinheira. Apesar de não ter formação profissional em escolas de cozinha, Natalie tem a paixão, o foco, a imaginação e, sobretudo, o paladar que lhe tem permitido fazer uma evolução sustentada, algo que se pode comprovar, de forma direta, numa carta criativa e em constante mudança no Isco, desenvolvida a meias com Fábio Santos. Depois, a chefe (e prefere continuar a ser chamada de “cozinheira”) tem vindo a ganhar o respeito dos seus pares, tendo sido convidada, por exemplo, para eventos gastronómicos como os Monday Takeovers do Chapitô, organizados por Pedro Bandeira Abril; ou, mais recentemente, Arrebita Portugal, que passaram por Portimão e Idanha-a-Nova. 

Passar pelo Isco à hora de almoço continua a ser um dos grandes prazeres da cidade de Lisbao, a darmos de caras sempre com novidades diferentes, propostas ousadas e divertidas que ajudam a trazer um outro sabor ao resto do dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *