Skip to content

Episódio 52: Mateus Freire

Nasceu e cresceu na Covilhã e não nega que as suas origens beirãs influenciam a sua paixão pela cozinha tradicional. No Faz Frio, Mateus Freire faz questão de ter sempre bacalhau e em véspera de Natal dá-nos uma dica preciosa para a confeção da ceia de hoje.

Queres subscrever a newsletter Assim Assado? Clica aqui e inscreve-te!

Mateus Freire tem 32 anos e percebeu que queria fazer vida nas cozinhas há cerca de década e meia. O percurso do chefe, que há dois anos se estabeleceu na liderança da cozinha do restaurante Faz Frio, passa por várias regiões de Portugal: a começar na cozinha da avó e da mãe; passando pelas escolas de cozinha do Fundão e de Santarém; pelas cozinhas de Vítor Claro (no Alentejo e em Paço de Arcos); até à Fortaleza do Guincho.

Hoje, no Restaurante Faz Frio – restaurante com mais de um século de existência física no Príncipe Real (Lisboa), reaberto há dois anos – Mateus Freire abraçou, definitivamente, a paixão que tem pelo clássico receituário português, de Norte a Sul do País.

Cozinha de muito sabor, de muito conforto, com pratos clássicos e reconhecidos dos mais antigos canhenhos: das empadas aos arrozes de tacho até ao indispensável bacalhau, incluindo uma receita que, diz Mateus, terá sido resgatada a um tempo perdido: o Bacalhau à Assis, feito com batata e cenoura em palha e presunto.

Dica para a ceia de Natal

Este é um episódio de coincidências: uma conversa que era para ter acontecido no Faz Frio a 21 de dezembro, dia do solstício de inverno, em que o tempo começa a arrefecer (acabou por acontecer no dia seguinte). Mateus é também um chefe que gosta de ter sempre na carta um prato de bacalhau, iguaria que não costuma faltar da casa-portuguesa-com-certeza na ceia de Natal.

Ora, aproveitando a conversa com um especialista em bacalhau, pedimos-lhe uma sugestão para a confeção do “fiel amigo” na noite de Natal.

Para ouvir a resposta completa, é só ficar a escutar o episódio com o Mateus Freire. É esta a prenda especial do podcast Assim Assado para todos os seus ouvintes, com votos de Boas Festas: Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *