Skip to content

Episódio 31: André Lança Cordeiro

O Essencial, no Bairro Alto, abriu no final de julho de 2019. Aos 39 anos, André Lança Cordeiro provou o sabor de abrir o seu primeiro restaurante, ao mesmo tempo que enfrentava o desafio de ser pai pela primeira vez.

Foto © Humberto Mouco

Atualize as subscrições do Assim assado através destes links diretos Spotify e Apple Podcasts

O nome diz muito – mas não diz tudo. Essencial, ou aquilo que é imprescindível na gastronomia de André Lança Cordeiro, que passou mais de meia década em França – com incursões pela vizinha Suíça – a aprender cozinha e a crescer em vários restaurantes, com alguns dos mais reverenciados chefes franceses: “São técnicas de cozinha que não são complicadas, mas que são demoradas, e que pretendem que os sabores que estão no prato sejam os essenciais dos vários componentes”. “Gosto que todos os sabores sejam todos muito claros.”

E tem sido assim ao longo dos quase 15 anos de carreira do chefe André: desde os tempos em que pediu para experimentar trabalhar na 2780 Taberna, em Oeiras, de André Barros. Na altura, a profissão era outra – gestor de clientes. Mas a vontade de ser cozinheiro falou mais alto e a aposta foi para aí. Partiu para França, para a Escola Alain Ducasse, e só regressou passado seis anos, para o Nau, no Palácio do Governador, em Lisboa.

Cozinhar para menos pode ser muito mais

A passagem dos anos levou-o até ao Local, um restaurante bem mais pequeno, com cerca de 18 metros quadrados, com uma mesa única para dez comensais. Até que chegou esta oportunidade de ter o seu próprio espaço que o faz sentir em casa. “A vida vai-nos ensinando muitas coisas e eu sempre achei que se uma pessoa vai adiando as coisas, vai adiando para sempre.” André não virou as costas aos desafios: nem ao do restaurante e muito menos ao da paternidade, que aconteceram em simultâneo. “Chegou a oportunidade; encontrei um espaço, por isso teve que ser agora!”

O episódio número 31 do Assim Assado, com André Lança Cordeiro, marca também uma nova etapa no podcast: a partir de hoje o Assim Assado é, oficialmente, um podcast Antena 3. Quer isso quer dizer que já podem encontrar todos os episódios no site da rádio Antena 3 – em antena3.rtp.pt – e também na plataforma RTP PLAY, que tem disponível uma excelente aplicação para dispositivos móveis.

Além disso, podem continuar a subscrever o Assim Assado nos vários serviços de streaming, mas não se esqueçam de actualizar as vossas subscrições clicando nestes links directos: Spotify e Apple Podcasts
Alguma dúvida, não hesitem em entrar em contacto através do Instagram ou do e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *