Skip to content

Episódio 29: Eddy Melo

É um dos nomes históricos da gastronomia portuguesa. Eddy Melo, nascido nos Açores há 63 anos, é o chefe do restaurante Akla, em Lisboa, mas trabalha com vista para o Marquês de Pombal há quase 25. São mais de quatro décadas na alta cozinha desfiladas nesta conversa.

Atualize as subscrições do ASSIM ASSADO através destes links diretos: Spotify | Apple Podcasts

Eddy Melo nasceu na Ilha Terceira, nos Açores, viveu em São Miguel, mas foi no Canadá, depois dos pais emigrarem, que se fez cozinheiro. Em 1994 regressou a Portugal, desta vez para Lisboa, para se instalar neste espaço onde hoje estamos – na altura com diferente nome.

Hoje estamos no Hotel Intercontinental, com vista para o Marquês de Pombal, onde está o AKLA, o restaurante que Eddy Melo chefia – isto, obviamente, além de todos os outros espaços de food & bevearge desta unidade hoteleira de cinco estrelas.

Mr. Melo, que tem trabalhado em hotéis desde sempre – desde 1976, no Premier Garde, em Montréal – assume que gosta destes desafios de liderança, de rigor a todos os níveis, a par dos necessários desafios criativos. “Nós vamos sempre tentando fazer com que o cliente se sinta nas nuvens. Isso é essencial: não é só comer por comer.”

Quatro décadas de cozinha

Esta é conversa no AKLA permite descobrir um pouco melhor as motivações de um cozinheiro que, ao fim de 40 anos, ainda tem todos os dias de ser exigente com as suas ideias, além de ter como uma espécie de afinador de relógio – ou, se pensarmos que estamos à conversa com um rigoroso audiófilo e também baterista, um metrónomo.

Eddy Melo confessa ter a noção de que hoje sente-se muito um professor a ajudar alunos a terminar – ou a arrancar – com as suas formações de cozinheiros. Ficamos a conhecer o método de liderança de um veterano, mas também algumas histórias que fazem parte da carreira deste chefe que fez a sua carreira a liderar as cozinhas de hotéis. Eddy diz ainda ter muito para ensinar, mas também abre a porta ao sonho de um dia vir a ter o seu próprio restaurante.

One Comment

  1. Euridice Euridice

    Ouvi com muita atencao a entrevista do Chefe Eddy Melo um grande Mestre SEM duvida sempre muito exigente sempre com muita energia e incentivador .Trabalhei com Chefe Melo no Meridien em Lisboa,trabalhar com Chefe Melo foi um grande desafio para MIM Tudo o que aprendi com o Chefe Melo carrego ao longo da Vida Como Uma grande referencia para a Vida um muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *