Skip to content

Assim Assado & Paez: “Resistir de Pé” com Marcella Ghirelli

Vive em Portugal há cinco anos e é hoje uma das figuras da Comida Independente. Marcella Ghirelli, chefe brasileira, queria ser jornalista ou trabalhar em cinema. Uma viagem a Florença, Itália, começou a mudar-lhe o destino.

No episódio desta semana vamos conhecer Marcella Ghirelli, chefe de cozinha na Comida Independnente: é mais uma convidada da série de episódios especiais feitos pelo Assim Assado com o apoio da Paez, a que chamámos “Resistir de Pé”. Uma espécie de homenagem e tributo aos cozinheiros e chefes que, nos último ano batalharam (e batalham) para conseguirem ultrapassar um dos períodos mais negros das suas vidas profissionais.

Marcella Ghirelli tem a chamada escola do fine dining, mas já não é essa a sua praia. Nos últimos meses tornou-se mítica a sandes de pastrami que faz na Comida Independente, no Cais do Sodré, mas esta é uma especialidade que começa a ser feita antes da pandemia – e que nos explica neste episódio.

Marcella queria trabalhar em comunciação – eventualmente em cinema – , mas foi depois de uma viagem até Itália que percebeu que iria mudar de vida. No regresso a São Paulo, foi em busca de aprefeiçoar o seu recém-descoberto talento e correu atrás de conhecimento. Trabalhou em vários restaurantes, como o Vito, de André Mifano, ou o D.O.M. de Alex Atala, até que, há cinco anos, veio para Portugal para trabalhar na Tasca da Esquina e, depois, na Peixaria da Esquina.

Comida Independente: a segunda casa

Foi depois disso que Marcella Ghirelli encontrou a Comida Independente. Costuma dizer que já era a sua segunda casa, onde gostava de ir passar as suas folgas. A relação acabou por se consumar e estabeleceu-se numa cozinha que é um espelho da sua paixão por cozinhar. Aqui trabalha com os produtos que vêm diretamente dos produtores independentes, de Norte a Sul do País, num trabalho criativo de distribuição, de divulgação e, naturalmente, de provocar sensaçoes de prazer.

O último ano revestiu-se de especial importância. Com a sua cozinha fechada – tantas vezes de companhia em tardes de petiscos, ou em provas de vinho – Marcella ajudou Rita Santos e Olavo Silva Rosa – os outros dois elementos da equipa da Comida Independente – nas tarefas do “espalha a palavra” de que há muito boa gente a trabalhar incansavelmente nesta ideia de “grandes produtos, pequenos produtores”.

“Resistir de Pé” é uma série de episódios que nascem da parceria entre o Assim Assado e a Paez, uma marca de calçado sediada em Portugal, que tem uma forte ligação emocional ao mundo da gastronomia, sobretudo aos projetos de cozinhas independentes.

A Paez não tem pretensões de mudar o mundo, pelo menos amanhã ou no mês que vem… o importante é pensarmos em “pequenos passos.. um dia de cada vez”.

A nova colecção da Paez já está disponível, nas lojas e online, e também a tentar fazer a diferença: esta primavera/verão com uma aposta na utilização de materiais reciclados pela primeira vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *