Skip to content

Episódio 35: Manuel Lino

Manuel Lino é o chefe do restaurante Audaz, em Lisboa, desde a abertura que aconteceu em fevereiro deste ano. Um mês depois, viu o espaço ter de ser encerrado devido à pandemia Covid-19. Se até há um mês o sistema de home-delivery era apenas uma ideia para o futuro, em pouco mais de duas semanas teve de tornar-se numa solução imediata.

Atualize as subscrições do ASSIM ASSADO através destes links diretos: Spotify | Apple Podcasts

O episódio desta semana do Assim Assado reflete nos desafios surgiram a Manuel Lino e à sua equipa no restaurante Audaz, com a entrada em cena de um serviço de entregas em casa. Quais os pratos que se devem servir? Como compor um menu? Pratos novos ou apostar naqueles que se desenharam nos últimos tempos? E de que forma se deve entregar as encomendas aos clientes?

O Audaz é um gastropub em Campo de Ourique, em Lisboa, que funciona entre as 17h e as 2h. Um espaço com uma proposta de carta descontraída – na cozinha e no bar – a homenagear produtos portugueses, com ambiente a condizer. E é também a mais recente novidade na vida profissional de Manuel Lino, que começou a sua vida nas cozinhas há mais de 15 anos, que trabalhou em Portugal com nomes como Luís Baena e Fausto Airoldi, antes de se mudar para Espanha, durante cinco anos, para crescer em restaurantes como Mugaritz e El Celler de Can Roca. 

(Da esq. para a dta.) O barman André Peixe, o chefe Manuel Lino e o chefe de pastelaria João Picão no restaurante Audaz. Fotos: © Rita Pinto

Audácia, precisa-se!

Depois disso, Manuel Lino – hoje com 33 anos – regressou em 2012 para trabalhar com Alexandre Silva no Mármoris, em Vila Viçosa; e mais recentemente no Tabik e Local. O desafio do Audaz até acaba por ser irónico, mas apenas pelo nome do restaurante que bate em cheio naquilo que são os tempos que se vivem – não só o Manuel, mas toda a classe : Audácia, precisa-se para se enfrentar o momento.

O Assim Assado está disponível na app RTP Play, no site Antena3.rtp.pt e para subscrição no Spotify e Apple Podcasts.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *