Skip to content

Episódio 23: Julien Montbabut

Julien Montbabut está em Portugal há quase um ano – desde setembro de 2018. Trocou o estrelado parisiense Le Restaurant pelo recém-inaugurado Le Monument, no Porto, para vir fazer uma clássica cozinha francesa com produtos portugueses.

Mudou-se de armas e bagagens, sem hesitações, quando o hotel da Avenida dos Aliados, no Porto, Maison Albar Le Monumental Palace, o convidou para vir liderar a cozinha do Le Monument. Julien Montbabut já tinha estado em Portugal, mas apenas como turista.

O último ano tem sido de adaptação e de descobertas para este chefe de formação francesa clássica. Estudou na Ecole Ferrandi, em Paris, e por lá ficou toda a sua carreira. Conquistou uma estrela Michelin para o Le Restaurant, mas sentiu que era altura de experimentar um novo desafio com a vinda para a Invicta.

Descoberta de Portugal pelo sabor

O desafio de Julien Montbabut foi vir experimentar fazer uma cozinha francesa com produtos portugueses. Conhecer os produtores, os produtos, e trabalhá-los com as ideias e técnicas da haute-cuisine.

Foram meses de surpresa e descoberta. Mas hoje Julien sente-se cada vez mais em casa. Já tem cá consigo a família – a mulher, Joana Thöny é a chefe pasteleira do Le Monument – e até já fala um português quase perfeito, sobretudo se pensarmos que nem há um ano está por cá.

Esta é uma conversa entre o português, o inglês e, porventura, até com algum francês, entre duas pessoas que, basicamente, tentaram entender-se o melhor possível.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *