Um episódio que é uma viagem no tempo: foi há um ano que convidei o chefe Alexandre Silva, do restaurante Loco, para participar no programa Razão de Ser da Antena 3. Uma conversa que está na génese do “Assim Assado”
Foi no dia 7 de abril que a rádio Antena 3, a minha casa profissional, emitiu o programa Razão de Ser com o chefe Alexandre Silva como convidado. Na altura, o meu objetivo foi convidar um chefe de cozinha para um programa de rádio que passa aos sábados de manhã, antes da hora do almoço.
Tudo muito bem: conheci o Alexandre, conversámos sobre os seus gostos, sobre a sua história na cozinha, sobre a paixão pela fotografia e pela música, sobre as memórias da terra onde cresceu, a Abrigada, no sopé da serra do Montejunto. E claro, sobre o Loco. Há um ano ainda não se sabia, mas Alexandre Silva já falava da vontade de arrancar com o seu novo projeto, o Fogo – que vai ter Manuel Liebaut à frente da cozinha.
Foi uma hora de conversa, com música pelo meio, que, no final, acabou por me deixar a mim com “água na boca”.
Já sabia que a cultura pop adora as histórias das cozinhas – os livros, os canais e programas de televisão são uma das provas disso mesmo. Mas nesse dia apercebi-me que gostava de conhecer um bocadinho melhor essas histórias, feitas de paixões, de emoções, de muito sacrifício e dedicação. É o que tenho tentado fazer desde então.
Provavelmente, se não tivesse tido esta conversa com o Alexandre Silva, hoje não estaria a olhar para este alinhamento de 20 episódios (dois num formato especial) já feitos de Assim Assado, desde o dia 21 de junho.
A foto que ilustra o artigo é do Paulo Barata.
[…] disso, Manuel Lino – hoje com 33 anos – regressou em 2012 para trabalhar com Alexandre Silva no Mármoris, em Vila Viçosa; e mais recentemente no Tabik e Local. O desafio do Audaz até acaba […]