Skip to content

Ep. Especial: Alexandre Silva

Um episódio que é uma viagem no tempo: foi há um ano que convidei o chefe Alexandre Silva, do restaurante Loco, para participar no programa Razão de Ser da Antena 3. Uma conversa que está na génese do “Assim Assado”

Foi no dia 7 de abril que a rádio Antena 3, a minha casa profissional, emitiu o programa Razão de Ser com o chefe Alexandre Silva como convidado. Na altura, o meu objetivo foi convidar um chefe de cozinha para um programa de rádio que passa aos sábados de manhã, antes da hora do almoço.

Tudo muito bem: conheci o Alexandre, conversámos sobre os seus gostos, sobre a sua história na cozinha, sobre a paixão pela fotografia e pela música, sobre as memórias da terra onde cresceu, a Abrigada, no sopé da serra do Montejunto. E claro, sobre o Loco. Há um ano ainda não se sabia, mas Alexandre Silva já falava da vontade de arrancar com o seu novo projeto, o Fogo – que vai ter Manuel Liebaut à frente da cozinha.

Foi uma hora de conversa, com música pelo meio, que, no final, acabou por me deixar a mim com “água na boca”.

Já sabia que a cultura pop adora as histórias das cozinhas – os livros, os canais e programas de televisão são uma das provas disso mesmo. Mas nesse dia apercebi-me que gostava de conhecer um bocadinho melhor essas histórias, feitas de paixões, de emoções, de muito sacrifício e dedicação. É o que tenho tentado fazer desde então.

Provavelmente, se não tivesse tido esta conversa com o Alexandre Silva, hoje não estaria a olhar para este alinhamento de 20 episódios (dois num formato especial) já feitos de Assim Assado, desde o dia 21 de junho.

A foto que ilustra o artigo é do Paulo Barata.

Subscrever o Assim Assado no Spotify
Subscrever o Assim Assado no iTunes

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *