Skip to content

Episódio 17: Eduardo Cerqueira

Eduardo Cerqueira é o chefe responsável pelo Armazém da Alfândega, em Aveiro, e que está a levar até à cidade propostas gastronómicas originais, criativas e muito saborosas.

Eduardo Cerqueira tem 26 anos e é, desde outubro, o chefe responsável pela cozinha do Armazém da Alfândega, bem no centro de Aveiro, uma cidade jovem, que recebe cada vez mais gente de fora e que começa a despertar para novas propostas, a par da forte tradição gastronómica da região.

O desafio turístico

Neste episódio, conversamos sobre os desafios de fazer uma cozinha de autor numa cidade que começa, aos poucos, a descobrir outras formas de confeccionar e apresentar pratos – há mais espaços a aparecer e outros já mais clássicos, como o Salpoente, onde está o chefe Duarte Eira – e ficamos também a conhecer o percurso de Eduardo Cerqueira, as suas histórias desde que em 2010 decidiu que queria ser cozinheiro e que andou, depois, entre o Algarve (Crowne Plaza e Vilalara) e o Porto (BH Foz), mas também por Lisboa, pelo antigo restaurante da Pousada Lisboa, onde trabalhou com o chefe Tiago Bonito.

No Armazém da Alfândega, o chefe Eduardo Cerqueira vai dando os seus primeiros passos na liderança de uma cozinha, mas acaba por encontrar bem no coração de Aveiro – uma pequena cidade, mas fervilhante em termos culturais – um grande desafio culinário que o traz de volta às suas raízes, e que lhe puxa pelo saber e pela criatividade. Exemplo disso são dois pratos seus e que são verdadeiros best-sellers no restaurante: o Wellington de Veado e o Risotto à Bulhão Pato.

Foto de capa: Isabel Rodrigues

Subscrever aqui a newsletter Assim Assado

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *