Skip to content

Episódio 7: Nuno Alves

E tudo começou num terraço de Alcântara. O design e a informática já não eram o que entusiasmava Nuno Alves. O desejo de uma alimentação mais saudável fez com que começasse a plantar os seus próprios legumes. Hoje o Quintal Urbano tem três estufas em 4.000m2 e situa-se em Barrantes, Caldas da Rainha.

 

Nuno Alves é o fundador do Quintal Urbano, um projeto de produção e venda de micro-vegetais – como o nome indica, são sementes de vegetais colhidos na sua fase inicial de crescimento e que vêm com um sabor mais presente e com outras propriedades de nutrição.

Hoje o Quintal Urbano já é um verdadeiro quintal rural. Está sediado num monte em Barrantes, nas zona das Caldas da Rainha, mas continua a ser um projeto familiar. Liderado pelo Nuno e pela Patrícia Justiniano, a sua mulher, com a ajuda do David Barros e de alguns familiares que vão passando pela propriedade que conta com três estufas, meticulosamente controladas para que a frescura dos vegetais não seja comprometida em nenhum momento.

Nuno Alves e Patrícia Justiniano no Quintal Urbano, em Barrantes

Grande parte dos cerca de setenta clientes com quem o Quintal Urbano trabalha são de exigência máxima no que à qualidade diz respeito: são muitos restaurantes de fine dining, alguns deles com quem Nuno Alves trabalha desde 2014, altura em que deixou a empresa que tinha fundado a meias com um sócio, ligada à área do design e da comunicação visual, para se dedicar exclusivamente à produção de vegetais. É o caso da 1300 Taberna, do chef Nuno Barros; a Fortaleza do Guincho, liderada pelo chef Miguel Rocha Vieira; o restaurante do Four Seasons Hotel Ritz (Pascal Meynard); ou ainda restaurantes do grupo Multifood, como são o caso dos espaços de Luís Gaspar ou Henrique Sá Pessoa.

Para conhecerem melhor o Quintal Urbano basta escutar a conversa com o Nuno Alves ou então visitar a página do Quintal Urbano.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *