Skip to content

Episódio 5: Luís Gaspar

“Eu sempre quis ser Cozinheiro do Ano. Sempre. E sempre trabalhei para isso. Ainda não tinha chegado o meu momento. Em 2017 disse: ‘Este ano quero ir.’ O Rui Sanches disse-me: ‘Vamos e é este ano!” E Luís Gaspar foi. 

 

Luís Gaspar concorreu e ganhou o concurso Cozinheiro do Ano de 2017, um título que almejava desde miúdo, desde os tempos de estudante na Escola Profissional de Leiria. O foco esteve sempre apontado às cozinhas e à gastronomia. Luís cresceu em Ponte da Pedra, Leiria, e foi com a mãe que aprendeu a cozinhar. “É a melhor cozinheira que eu conheço. Lembro-me sempre da Mão de Vaca com Grão – mais do que o sabor, a minha memória estava no cheiro da panela ao lume.”

Dois restaurantes em simultâneo

Este ano, Luís Gaspar já abriu dois restaurantes na baixa de Lisboa: a Sala de Corte, dedicado às carnes maturadas; e a Casa Lisboa, mais virado para a gastronomia tradicional portuguesa – sobretudo para os sabores lisboetas. E foi na Sala de Corte, antes de arrancar o serviço do jantar, que Luís nos conta como têm sido os últimos tempos à frente destes dois espaços; como é o seu dia-a-dia na liderança destes restaurantes que querem deixar marca numa cidade de sabores cada vez mais efervescentes; ou as memórias dos tempos de estagiário no Pestana Palace com o chef Aimé Barroyer.

Conversamos ainda sobre o objetivo do Cozinheiro do Ano de 2017 chegar à primeira Estrela Michelin. E ficamos a perceber: quando Luís Gaspar quer alguma coisa, cerra os punhos e vai atrás dela. Aos 27 anos – há dez a trabalhar ao mais alto nível nas cozinhas – já cumpriu muitos desejos. Mas também diz que há muitos mais sonhos e planos para o caminho que tem à sua frente – nomeadamente o sonho de um dia poder abrir o seu restaurante em Leiria, a terra que lhe despertou o palato.

2 Comments

  1. […] agora Duarte Eira – finalista em 2017 do concurso Chef Cozinheiro do Ano, ganho por Luís Gaspar – quer mais: o bacalhau já não é suficiente. Agora que o restaurante é conhecido na […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *